Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Público participa de mais uma apresentação do Quartas Eruditas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro
17/07/2015 - 11h03m

Público participa de mais uma apresentação do Quartas Eruditas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Projeto é uma realização da Secult e da Diteal, em parceria com o Instituto de Cultura Ero Dictus

Público participa de mais uma apresentação do Quartas Eruditas, no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Projeto deseja disseminar canções eruditas. (Foto: Ascom Diteal)

Regina Martins

 O público alagoano teve a oportunidade de conhecer um pouco da música de grandes autores clássico, durante mais uma edição do projeto ‘Quartas Eruditas’, realizada na Sala de Orquestra do Complexo Cultural Teatro Deodoro, na tarde de quarta-feira (15). 

 A aula concerto reuniu pessoas de todas as idades que, além de ouvir músicas de compositores italianos como Pietro Mascagni (1863 - 1945) e Antonio Lucio Vivaldi (1678 -1741) e da brasileira Chiquinha Gonzaga (1847- 1935), entre outros, obtiveram informações sobre os instrumentos que formam uma orquestra e as obras de compositores eruditos.

 O público teve ainda a oportunidade de conhecer um pouco da obra do alagoano Hekel Tavares (18961969), na voz do tenor Daniel Lima, que cantou Guacyra, acompanho da pianista Selma Brito.

 O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultural (Secult) e da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), em parceria com o Instituto de Cultura Ero Dictus. Esta edição do ‘Quartas Eruditas’ contou também com a participação do secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins.

 A vice-presidente do Instituto Cultural Ero Dictus, Orieta Feijó, que também tocou nesta edição do projeto, destaca que a parceria com a Diteal é uma oportunidade de levar a música erudita para um maior número de pessoas.

 "A ‘Quartas Eruditas’ é uma oportunidade para quem não conhece esse tipo de música. Nosso trabalho é democratizar e formar plateias”, destaca a pianista.

 

 Já a professora de português e inglês, Rosa Maria Calheiros, se dizia maravilhada com a apresentação de quarta-feira. “Venho sempre que possa assistir o Quartas Eruditas. Acho uma maravilha e a população de Maceió deve prestigiar esse projeto, que traz muita paz para as pessoas”, disse ela.

Próxima apresentação

A quinta apresentação do ‘Quartas Eruditas’ acontece no dia 19 de agosto, com entrada franca, a partir das 15h30, na Sala de Orquestra do Complexo Cultural Teatro Deodoro, localizado na Rua Barão de Maceió, 375 - Centro  de Maceió. 

O projeto consiste na realização de concertos e recitais didáticos, gratuitos, voltados para estudantes da rede pública, grupos da terceira idade, entidades assistenciais e ao público em geral.  

 Os grupos sociais e as escolas que queiram participar das apresentações do ‘Quartas Eruditas’ devem agendar a visita por meio do telefone 3315-5665 ou pelo endereço eletrônico dacdeodoro@gmail.com

Ações do documento