» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Público prestigia abertura do Festival Universitário no Circuito Penedo de Cinema
07/11/2017 - 23h50m

Foram exibidos seis curtas-metragens nesta primeira sessão; filmes concorrem em mostra competitiva

Foto: Jônatas Medeiros

Começou, na noite de terça-feira (7), a 7ª edição do Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Nessa primeira noite de mostra competitiva, a Sala de Exibições, localizada na Praça 12 de Abril, ficou lotada com o público que compareceu em peso para conferir os seis primeiros curtas-metragens que concorrem aos prêmios de R$ 8 mil pelo júri oficial e R$ 5 mil pelo júri popular.

A Mostra Competitiva possui dois tipos de votação, que acontece de formas diferentes. A primeira é com um júri oficial, formado por cineastas, professores, críticos de cinema e profissionais do audiovisual brasileiro. Já a segunda, é feita pelo voto popular, onde os espectadores recebem uma cédula no início da sessão e votam na urna ao final da exibição.

O Festival de Cinema Universitário de Alagoas faz parte do Circuito Penedo de Cinema e se junta a outros três consagrados eventos durante sua programação, que se encerra no sábado (11), dia em que também serão revelados os vencedores  desta mostra competitiva.

Filme Lamparina da Aurora é exibido para o público

Após a exibição dos curta-metragens que concorrem no Festival, o público assistiu ao longa Lamparina da Aurora, do diretor Frederico Machado. O filme é um suspense sobre o tempo, o corpo e a natureza, onde um casal de idosos recebe a visita de um jovem misterioso, todas as noites na fazenda abandonada em que passaram a viver.

Realização

A realização do Circuito Penedo de Cinema é da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.