Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Relicário de Zumba será exibido no Cinema das Alagoas, nesta sexta-feira (1)
28/06/2016 - 13h30m

Relicário de Zumba será exibido no Cinema das Alagoas, nesta sexta-feira (1)

Curta-metragem foi premiado no Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas

Relicário de Zumba será exibido no Cinema das Alagoas, nesta sexta-feira (1)

Curta conta a história do pintor José Zumba (1920-1996), que buscava nos cenários naturais e nos referenciais da cultura negra em Alagoas (Divulgação)

Texto de Daniel Borges

O curta-metragem Relicário de Zumba será exibido nesta sexta-feira (1), às 19h, no Cine Arte, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara. A entrada é gratuita.

 

Dirigido por Vera Rocha Oliveira e premiado no 3º edital Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, o curta conta a história do pintor José Zumba (1920-1996), que buscava nos cenários naturais e nos referenciais da cultura negra em Alagoas a inspiração para construir uma obra que hoje se destaca como um precioso registro da caminhada dos negros e mestiços alagoanos diante do processo histórico de exclusão a que tem sido submetidos.

 

Cinema das Alagoas

 

Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto “Cinema das Alagoas”, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.

 

“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

 

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

 

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social. 

 

Arte Pajuçara

 

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.

 

Ações do documento