Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Repentistas e violeiros nordestinos se reúnem em Maceió
15/12/2015 - 12h10m

Repentistas e violeiros nordestinos se reúnem em Maceió

Alagoas sedia Encontro dos Campeões do Repente reunindo artistas de todas as partes do Nordeste

Repentistas e violeiros nordestinos se reúnem em Maceió

Alagoas sediará Encontro dos Campeões do Repente (Ilustração Divulgação)

Daniel Borges 

Repentistas de todo o Nordeste estarão reunidos, nos dias 19 e 20 de dezembro, a partir das 20h, no Encontro dos Campeões do Repente em Alagoas. O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, será realizado no Restaurante Comadre Fulô, no Loteamento Santa Lúcia, no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió.

Durante o encontro, dez duplas irão improvisar temas de cantoria que serão sorteados na hora da apresentação. As três melhores duplas serão classificadas para concorrer no Encontro Nacional, que acontece em abril de 2016, em Minas Gerais.

“No repente tudo é feito no improviso, o cantor cria de imediato a rima”, explica Elias Procópio, diretor cultural da Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas (AVTA).

Procópio destaca ainda a importância do evento. “É uma grande oportunidade de divulgar a cultura nordestina e de preservarmos nossas raízes”, disse o patrimônio vivo.

O repente é uma das mais antigas manifestações da cultura popular nordestina. Dentre as apresentações, serão cantadas sextilhas, quadrão e desafios. A Associação dos Violeiros e Trovadores de Alagoas faz parte da Rede Alagoana de Pontos de Cultura e conta com o apoio dos projetos Mais Cultura e Cultura Viva do Ministério da Cultura (Minc).

Ações do documento