» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria da Cultura anuncia quatro novos Patrimônios Vivos de Alagoas
11/09/2015 - 14h25m

Secretaria da Cultura anuncia quatro novos Patrimônios Vivos de Alagoas

Divulgação dos escolhidos foi publicada no Diário Oficial do Estado

Secretaria da Cultura anuncia quatro novos Patrimônios Vivos de Alagoas

Registro do Patrimônio Vivo transmite valores e fortalece a própria identidade do alagoano com sua rica cultura através dos mestres e mestras (Foto Ascom)

Teresa Machado

O Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas ganha mais quatro mestres. Na edição da quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) publicou os novos mestres e mestras selecionados entre os 48 nomes inscritos.

Os escolhidos são Antônio dos Santos, 62 anos, artesão em madeira, José Laurentino Sirilo, 86, mestre de Guerreiro – esses dois naturais do município de Lagoa da Canoa -, e mais a ‘Zeza do Coco’, 60 anos, mestra de Coco de Roda, e Vânia Oliveira, 58, artesã, as duas de Maceió.

A escolha foi homologada pelos membros do Conselho Estadual de Cultura. "Ao nomear os novos mestres, estamos preservando e perpetuando a nossa cultura. São mestres escolhidos por sua representatividade dentro do segmento cultural que atuam. O Registro do Patrimônio Vivo é uma maneira de transmitirmos nossos valores para fortalecer a própria identidade do alagoano”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas.

Os membros do Patrimônio Vivo de Alagoas recebem uma bolsa mensal, no valor de um salário mínimo e meio, como apoio para dar continuidade a suas manifestações culturais.