Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria da Cultura comemora 151 anos da Biblioteca Pública Estadual
05/07/2016 - 16h50m

Secretaria da Cultura comemora 151 anos da Biblioteca Pública Estadual

Atividades de incentivo à leitura marcam a programação cultural

Secretaria da Cultura comemora 151 anos da Biblioteca Pública Estadual

Com um acervo composto por mais de 70 mil livros, a biblioteca também conta com os projetos Hora do Conto, Biblio Tour, Cordel & Prosa, Cinemateca, Telecentro, como meios de interação mais ativa do público com a informação (Foto: Thiago Sampaio)

Texto de Teresa Machado

Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é referência para quem busca informação e lazer. O equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura se tornou um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura.

 Foto: Daniel Borges 

Nesta terça-feira (5), foram iniciadas as atividades em comemoração dos 151 anos de implantação da Biblioteca, no histórico palacete Barão de Jaraguá. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura e gestores municipais e apresentação artística do Coral Carlos Gomes e do grupo “As Gracilianas”.

 

“Serão três dias de uma vasta programação cultural, com palestras, oficinas, exposições, apresentações artísticas, em alusão aos 151 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Esta instituição histórica e de grande relevância para a sociedade alagoana, se tornou também espaço referência em inclusão e interação social, e vem cumprindo o seu papel de formadora social”, afirmou a secretária Mellina Freitas.

  Foto: Daniel Borges 

O coordenador nacional do Programa de Incentivo à Leitura do Minc, José Roberto e a articuladora da Rede de Leitura da Fundação Dorina Nowil Perla Assunção, ministraram palestras sobre o fomento da leitura. “Este encontro teve como objetivo promover e fortalecer o vínculo entre as principais instituições que atuam com leitura, valorizando as iniciativas existentes e emergindo novas ações no âmbito de bibliotecas”, disse Perla.

 

Durante o encontro com gestores municipais de cultura, a Secult, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas, entregou kits de livros. “Esses kits irão fortalecer os projetos de incentivo à leitura, além de ampliar e renovar o acervo das bibliotecas municipais”, frisou a coordenadora do Sistema, Mira Dantas.

 

Na quarta-feira (6), nos períodos da manhã e tarde, a Biblioteca oferecerá oficinas culturais de leitura, arte corporal, contação de histórias fanzine e preservação e restauro de documentos. Já na quinta-feira (7), as ações serão no Calçadão do Comércio, com exposição de obras de autores alagoanos e apresentações artísticas.

 

Confira a programação completa no site http://www.cultura.al.gov.br/sala-de-imprensa/agenda-secult-programacoes/programacao-2016/151-anos-biblioteca-publica-estadual/

 

Os interessados em participar das oficinas e palestras devem se inscrever por meio do e-mail: bpe.alagoas@gmail.com ou pelo telefone 3315-7877.

 

A Biblioteca

Com um acervo composto por mais de 70 mil livros, a biblioteca também conta com os projetos Hora do Conto, Biblio Tour, Cordel & Prosa, Cinemateca, Telecentro, como meios de interação mais ativa do público com a informação.

 

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro de Maceió e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. O espaço também conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas de grupos turísticos e turmas escolares, pelo número 3315-7877.

 

Ações do documento