» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria da Cultura lança revista Secult em Cena
12/05/2016 - 14h40m

Secretaria da Cultura lança revista Secult em Cena

Publicação fortalece e dissemina as manifestações culturais do Estado

Secretaria da Cultura lança revista Secult em Cena

Revista Secult em Cena

Texto de Daniel Borges

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou nesta quinta-feira (12) a primeira edição da Secult em Cena, uma revista semestral que renova a visualização do universo artístico-cultural alagoano e objetivo de fortalecer e disseminar as manifestações tradicionais de Alagoas.

O lançamento teve apresentação do violinista Jair, dos atores Daniela Cattivaz e Chico de Assis e contou ainda com a participação de representantes dos segmentos carnavalesco, junino, teatral, afro, indígena, musical, poetas, escritores e produtores culturais.

Para a titular da pasta, “a revista Secult em Cena chega como um novo capítulo na história da cultura alagoana, fazendo um registro da nossa identidade, daquilo que devemos reconhecer como nosso, que devemos valorizar e nos apropriar.  Nossas manifestações folclóricas, danças, religiosidade são nossas raízes, são a base para a construção dos caminhos que iremos trilhar. Por isso, tenho sempre frisado a necessidade de aflorar o sentimento de pertencimento no alagoano”.

“Esta produção é uma forma de despertar o sentimento de pertencimento, mostrando para a sociedade tudo o que vem  sendo produzido no universo cultural alagoano. A revista reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com o fomento e o desenvolvimento de nossas manifestações culturais e também abrir ainda mais o diálogo com toda a sociedade”, destacou a secretária.

Na ocasião, a secretária anunciou os lançamentos de um aplicativo para smartphone que propõe a divulgação da cultura alagoana e do Edital de Audiovisual, com investimentos de mais de R$ 1 milhão.

O presidente da Associação Teatral de Alagoas (ATA), Ronaldo de Andrade, que escreveu um dos artigos da revista, falou do prazer em colaborar com a publicação. "Quando recebi o convite para escrever para a revista, fiquei muito entusiasmado. Afinal, no segmento cultural alagoano não há um espaço para divulgar seu trabalho e expor suas ideias. A revista Secult em Cena veio para abrir portas para o universo cultural alagoano", disse Ronaldo de Andrade.

A Revista

Com diagramação do designer Leopoldo Novaes, a revista Secult em Cenaapresenta um conteúdo variado, com entrevistas, artigos, reportagem e os espaços  Acervo e Gente, que traz a arte de personagens da cultura local.

A primeira edição traz artigos assinados por Douglas Apratto, Solange Chalita, Rostand Lanverly, Ronaldo de Andrade e Vera Romariz. A publicação também apresenta a Biblioteca Pública e a história da artesã Irinéia Nunes, além de um roteiro cultural.

Também estiveram presentes a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira da Cruz, a diretora-presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Sheyla Maluf, o presidente do Instituto Arnon de Melo, Carlos Mendonça, o reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio, o presidente da Academia Alagoana de Letras, Carlos Mero, e gestores municipais.