Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria de Cultura e Imprensa Oficial lançam edital para publicação de livros
11/09/2015 - 14h25m

Secretaria de Cultura e Imprensa Oficial lançam edital para publicação de livros

Autores de obras de teatro, cordel e folclore poderão concorrer

Secretaria de Cultura e Imprensa Oficial lançam edital para publicação de livros

Edital de Incentivo à Produção Literária ofertará R$ 11 mil em premiações (Foto Divulgação)

Teresa Machado

Os escritores alagoanos terão um novo estímulo para a publicação de obras inéditas. O Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, lançou no Diário Oficial desta sexta-feira (11) o “Edital de Incentivo à Produção Literária”. Ao todo, serão R$ 11 mil em premiações.

O certame contemplará a publicação de textos de teatro, cordel e folclore alagoano, através dos programas de Fomento e Incentivo à Cultura Alagoana (Fica/Secult), e Incentivo à Cultura Literária 2015 (IOGR). “Nosso objetivo é promover e estimular o hábito da leitura, além de incentivar a produção literária alagoana, contribuindo para o fortalecimento e a diversificação da produção cultural”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

As inscrições seguem até o dia 16 de outubro e devem ser realizadas no protocolo da Secretaria de Estado da Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió, onde o autor deve encaminhar três vias originais da obra digitada e encadernada em espiral, junto à ficha de inscrição devidamente preenchida. Os livros serão recebidos de segunda a sexta, das 8h às 14h, exceto feriados.

Critérios

As publicações devem nunca ter sido publicadas integralmente por qualquer meio, seja ele impresso ou eletrônicos; devem ser redigidas em língua portuguesa, escritas ou organizadas por autores alagoanos ou radicados em Alagoas – independentemente de tratar-se de autor estreante ou com obras já publicadas. Cada escritor poderá concorrer com uma obra em cada modalidade do edital.

Os textos teatrais devem conter no máximo 30 páginas, os ensaios sobre folclore e cultura popular alagoano no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, conforme regras e normas da ABNT,e os cordéis no máximo 150 páginas. Cada obra deverá contar com um resumo de seu conteúdo de, no mínimo, 15 linhas e no máximo 20 linhas.

O autor do cordel vencedor receberá 3 mil reais, além de exemplares do livro. Dez ensaios sobre o folclore receberão 500 reais cada e publicações dos títulos. Três textos de teatro serão premiados com 1 mil reais e tiragem das obras.

O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no portal da Secult, através do link http://www.cultura.al.gov.br/editais-e-concursos/2015/edital-de-incentivo-a-producao-literaria . O resultado final do concurso sairá no mês de novembro. Mais informações através do telefone 3315-6551.

Ações do documento