Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria de Cultura entrega 750 livros para bibliotecas públicas do Sertão
22/07/2016 - 16h51m

Secretaria de Cultura entrega 750 livros para bibliotecas públicas do Sertão

Encontro com gestores de cultura debateu ações de incentivo à leitura

Secretaria de Cultura entrega 750 livros para bibliotecas públicas do Sertão

Encontro com gestores de cultura debateu ações de incentivo à leitura

Texto de Teresa Machado
Fotos de Daniel Borges

Gestores de cultura dos municípios sertanejos participaram, na manhã desta sexta-feira (22), do I Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas, realizado no município de Santana do Ipanema. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dentro das ações do Governo Presente.

 

Em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a Secult doou 750 livros para as bibliotecas municipais contempladas na 4ª edição do programa governamental. “Esses kits irão fortalecer os projetos de incentivo à leitura, além de ampliar e renovar o acervo dos equipamentos culturais”, frisou a secretária Mellina Freitas.

 

"Reunimos as coleções publicadas pela nossa editora a fim de contribuir com as bibliotecas e, também, com os escritores alagoanos, com a difusão das suas obras", destacou o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kümmer.

 

Durante o encontro, os gestores participaram de uma capacitação e da palestra ‘Livro, Leitura e Biblioteca’, ministrada pela coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, Mira Dantas. “Nosso objetivo foi orientar os gestores para que possam tornar as bibliotecas dos seus municípios cada vez mais participativas na vida da comunidade e informar sobre as diversas políticas públicas que vêm sendo adotadas a fim de desenvolver e incentivar o gosto pela leitura”, explicou Mira.

 

Para a secretária Mellina Freitas, o evento também foi uma forma de aproximar os gestores com as ações desenvolvidas pela Secult na Biblioteca Pública Estadual. “O encontro tem como objetivo fazer esse intercâmbio com os municípios para que possamos dialogar e descobrir quais os entraves que existem para o desenvolvimento das bibliotecas. Nosso trabalho é voltado para o reforço na qualidade dos serviços prestados e no fortalecimento do segmento literário alagoano.”, disse Mellina Freitas.

 

A coordenadora Maria Aparecida, de Santana do Ipanema, ressaltou a importância na socialização de informações e procedimentos para manutenção dos espaços. “Hoje estamos sensibilizados e motivados para realizar um trabalho social dentro das nossas bibliotecas. A leitura é o espaço em que o cidadão forma a sua visão de mundo, amplia a sua leitura da realidade. Por proporcionar um estímulo à leitura e ao debate, as bibliotecas merecem e precisam desse cuidado”, concluiu.

Ações do documento