» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria de Cultura lança edital de Registro do Patrimônio Vivo
01/04/2015 - 16h00m

Secretaria de Cultura lança edital de Registro do Patrimônio Vivo

Nova edição irá preencher quatro vagas para mestres da cultural popular alagoana

Secretaria de Cultura lança edital de Registro do Patrimônio Vivo

Mestres e mestras do Patrimônio Vivo já reconhecidos pelo Governo do Estado: estão abertas novas inscrições

Teresa Machado

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult ) lança o edital de inscrição para o Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.  Nesta edição serão preenchidas quatro vagas, destinadas para representantes da cultura popular do Estado.

O edital de inscrição no Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas (RPV-AL), criado pela Lei nº 6.513, de 22.09.2004 e alterada pela Lei nº 7.172, de 30.06.2010, reconhecerá como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestre e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.

Serão considerados aptos a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiros residentes em Alagoas há 20 anos e que tenham participação comprovada em atividades culturais no mesmo período. Um comissão especial composta por cinco representantes de entidades relacionadas a cultura irão analisar e avaliar os candidatos.

Os candidatos devem se inscrever através de um formulário padrão disponível no portal da Secretaria de Estado da Cultura, através do endereço eletrônico www.cultural.al.gov.br e entrega-lo devidamente preenchido no  setor de Protocolo da Secult, de segunda à quinta-feira, das 9h às 13h, e na sexta-feira, das 9h às 12h. A Secult fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro. Informações:www.cultura.al.gov.br.

As  regras para se habilitar ao processo foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (01) e as inscrições ocorrem até o final do mês de abril.