» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretaria de Educação realiza Arraiá Cepa Vivo no próximo dia 18
04/06/2016 - 09h30m

Secretaria de Educação realiza Arraiá Cepa Vivo no próximo dia 18

Evento reunirá comunidade do Farol no complexo educacional

Secretaria de Educação realiza Arraiá Cepa Vivo no próximo dia 18

Cepa vai se transformar em um grande arraial para acolher a comunidade com uma das festas mais tradicionais de nossa região (Valdir Rocha)

Texto de Manuella Nobre

O Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) será palco de uma grande festa junina no próximo dia 18, com a realização do “Arraiá do Cepa Vivo”. Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o evento será gratuito e aberto a toda a comunidade do bairro do Farol e adjacências.

Lançado em fevereiro deste ano com a promoção da primeira edição de sua corrida e caminhada, o projeto Cepa Vivo trará, durante todo o ano de 2016, uma série de atividades culturais, esportivas, científicas e de lazer nos espaços públicos do complexo educacional. Em abril, a população do entorno pôde usufruir de uma oferta diversificada de apresentações culturais e gastronomia.

A celebração junina terá início às 14h no pátio da Escola Estadual José Correia Titara, com uma programação extensa e repleta de atrações e abertura a cargo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), parceira do evento.

Na sequência, escolas estaduais da Baixa e Alta Maceió – ligadas, respectivamente à 1ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (Geres) - apresentarão coco de roda, dança da fita, quadrilha, mamulengo, teatro junino, dentre outras performances.

Os participantes também poderão apreciar os painéis juninos desenvolvidos pelas escolas e degustarem comidas típicas comercializadas pelos alunos das 3ª séries do ensino médio. Na programação, constam ainda aulas de dança com o professor Jayson França, sorteio de balaios, concurso de casal matuto e piquenique literário junino. O encerramento do evento será às 18h e ficará por conta do grupo Seresteiros da Pitanguinha, segundo informa a comissão organizadora do evento.

“O Cepa vai se transformar em um grande arraial para acolher a comunidade com uma das festas mais tradicionais de nossa região. Neste evento, queremos mostrar as vivências desenvolvidas neste período por nossas escolas. Esperamos todos para esta grandiosa festa”, convida o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc e membro da comissão, Ricardo Lisboa.

Revitalização - Com iniciativa da Seduc, em parceria com a Polícia Militar e secretarias de Esporte, Lazer e Juventude, Cultura e Prevenção à Violência, o projeto Cepa Vivo, lançado em fevereiro, visa fortalecer os laços entre o espaço educacional e os moradores do Farol e adjacências.

O projeto de reurbanização do complexo visa à integração com a comunidade na promoção à cultura de paz, com a revitalização de toda a área.​