Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secretária destaca importância do Instituto Histórico para identidade cultural de AL
29/01/2015 - 08h41m

Secretária destaca importância do Instituto Histórico para identidade cultural de AL

Mellina Freitas participou da primeira assembléia ordinária do IHGAL

Secretária destaca importância do Instituto Histórico para identidade cultural de AL

Para Mellina Freitas, o Instituto Histórico e Geográfico é uma entidade importante para a identidade cultural do Estado. "Tê-los como parceiros é um grande incentivo e estímulo para o engrandecimento do Estado”

Teresa Machado

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, participou nesta quarta-feira (28), da primeira assembléia ordinária do ano do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). A reunião aconteceu na sala Rosalvo Ribeiro, na sede do Instituto e foi presidida por Jayme Lustosa de Altavila.

O presidente do IHGAL lembrou da visita da secretária à sede do órgão. "Antes mesmo de tomar posse, a secretária Mellina veio conhecer o Instituto. Foi uma visita não programada, mas que demonstrou o comprometimento da secretária com as academias culturais alagoanas", recordou Jayme de Altavila.

Para a titular da pasta, o Instituto Histórico e Geográfico é uma entidade importante para a identidade cultural do Estado. "Esta academia visa o resgate da memória cultural de Alagoas. Entendo que a integração entre a Secretaria da Cultura e as entidades é essencial para a valorização da história da nossa terra", disse.

Durante a reunião, os membros do IHGAL destacaram os trabalhos em parceria com a Secult. “Tê-los como parceiros é um grande incentivo e estímulo para o engrandecimento do Estado", afirmou Mellina Freitas. Na ocasião, a secretária recebeu um cd com arquivos sobre a história de Alagoas.

Os integrantes debateram sobre o fomento de um turismo voltado a cultura. "O turismo não pode ser somente voltado para as praias, deve ser retomado o turismo cultural, através da realização de um corredor cultural, levando nossos turistas lara conhecerem as nossas raízes e nossas tradições", destacou Carlito Lima.

O IHGAL é uma entidade destinada aos estudos e pesquisas nos campos da História, Geografia em geral, Ciências Sociais, especialmente em relação ao estado de Alagoas. O instituto abriga toda a coleção de jornais existentes e extintos do Estado, além de expor, em seu salão nobre, o raro acervo bibliográfico do Instituto.

Ações do documento