Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult debate políticas culturais com comunidade indígena
15/03/2016 - 19h20m

Secult debate políticas culturais com comunidade indígena

Representantes de etnias discutem demandas das comunidades indígenas com a secretária Mellina Freitas

Secult debate políticas culturais com comunidade indígena

Encontro discutiu ações para o fortalecimento das doze etnias existentes em Alagoas. Foto: Daniel Borges

Texto de Teresa Machado

Com a finalidade de conhecer as demandas das comunidades indígenas e fortalecer a relação com os povos tradicionais de Alagoas, a secretária de Estado da Cultura Mellina Freitas, se reuniu com representantes de etnias alagoanas, nesta terça-feira (15).

“O diálogo é premissa da gestão do governador Renan Filho. É através dele, que conhecemos as reivindicações e traçarmos planos que beneficiem efetivamente a população alagoana. Recebi representantes de comunidades indígenas para discutirmos ações para o fortalecimento das 12 etnias existentes em Alagoas. Juntos, buscamos construir novos caminhos para o resgate, valorização e salvaguarda dos povos indígenas”, disse a titular da pasta.

Durante o encontro, a comissão indígena debateu estratégias para o desenvolvimento das comunidades. A realização de um seminário, com foco no fomento de políticas públicas voltadas para a preservação cultural das tribos foi agendado pela equipe da Secult. “A cultura alagoana é muito diversa, e com a união de todos avançaremos na construção da nossa identidade cultural”, frisou Mellina Freitas.

Ao todo, Alagoas possui doze etnias registradas. A representante indígena Mayanamy Santana, da aldeia Xucuru-Kariri, disse que a pauta prioritária para as tribos é não perder suas tradições.

“Nós temos nossas manifestações tradicionais e não podemos deixar que elas acabem. Nossa cultura, nossas danças e crenças devem ser preservadas”, finalizou.

Ações do documento