Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult divulga selecionados para o 3º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas
26/04/2017 - 12h15m

Secult divulga selecionados para o 3º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas

Exposição acontece na Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Secult divulga selecionados para o 3º Salão de Arte Contemporânea de Alagoas

Ao todo, 60 artistas vão compor exposição, que acontece entre os dias 23 de maio e 26 de junho, na Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro (Divulgação)

Texto de Daniel Borges

Artistas visuais nas áreas de pintura, gravura, fotografia, grafite, desenho, escultura, design, instalação, colagens e vídeo arte, de todo o país, participaram da seleção III Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas. Foram mais de 180 trabalhos inscritos de mais onze estados brasileiros (Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Sergipe e Rio de janeiro).

 

Ao todo, 60 artistas vão compor a exposição, que acontece entre os dias 23 de maio e 26 de junho, na Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

 

Os trabalhos foram selecionados por um Comitê Curatorial de reconhecida atuação na área das artes visuais, responsável pela avaliação da qualidade artística dos trabalhos e indicação de qual obra do artista será exposta no Salão.

 

Segundo Fredy Correia, organizador do Salão, o objetivo do evento é mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea. “Nesta terceira edição histórica, o Salão de Arte Contemporânea de Alagoas inovou e abriu a participação de outros artistas brasileiros alcançando o status de “Salão Nacional”, atraindo a atenção de muitos artistas de outros estados, mesmo em uma época de extensa crise financeira, e tornando-se o primeiro evento de artes visuais a lançar um edital nacional em Alagoas nos seus duzentos anos”, disse.

 

“Essa visualização e esse interesse externo vivenciado nesta edição nos leva a crer que o trabalho realizado por nós produtores e gestores culturais nos últimos dez anos começa a dar frutos, tornando possível o sonho de em breve termos uma Bienal de Arte Contemporânea em Alagoas”, destacou Correia.

 

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, é de extrema importância à realização desse tipo de evento em Alagoas para a valorização e fomento da Arte no Estado. “Este é o terceiro ano que a Secretaria da Cultura participa como parceira deste belo evento. O Salão de Arte Contemporânea apresenta para a sociedade alagoana e turistas o que há de melhor sendo produzido em Alagoas, e agora, no Brasil”, disse a secretária da Cultura, Mellina Freitas.

 

O III Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas é uma realização da Associação dos Artistas Visuais de Alagoas (AAVA), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

 

A lista com os selecionados está disponível nos sites www.cultura.al.gov.br e www.diteal.al.gov.br.

 

Ações do documento