Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult firma parcerias para incentivos a projetos culturais no Rio de Janeiro
29/08/2015 - 00h00m

Secult firma parcerias para incentivos a projetos culturais no Rio de Janeiro

Secretária de Cultura fomenta apoios para potencializar política cultural alagoana

Secult firma parcerias para incentivos a projetos culturais no Rio de Janeiro

Secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, com equipes técnicas da cultura do Rio de Janeiro para alinhar estratégias de fomento ao segmento cultural alagoano (Foto Ascom)

Teresa Machado


Valorização, incentivo e ampliação da cultura foram as  propostas que estiveram em pauta durante encontro com equipes técnicas de Alagoas e do Rio de Janeiro. A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, esteve reunida com a superintendente da Lei do Incentivo da Secult/RJ, Tatiana Richard, e com a diretora do Museu da República, Magaly Cabral, para alinhar estratégias de fomento para o segmento cultural alagoano.

O Rio de Janeiro é um dos estados referência na implementação da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que proporciona benefícios fiscais para empresas que investem em projetos culturais gerando renda para o Estado. A superintendente Tatiana Richard apresentou modelo e estruturação  implantados pelo governo fluminense. "O benefício fiscal engata recursos e gera impactos sociais positivos, atendendo a uma diversidade de demandas. A Lei assegura um constante aprimoramento em relação ao fomento, estabelecendo um diálogo permanente com todos os atores envolvidos na produção cultural", destacou Tatiana.

 



Já a secretária Melina Freitas ressaltou a importância do encontro. "A aprovação da Lei de Incentivo à Cultura é uma das metas do Governo de Alagoas. O governador Renan Filho tem compromisso com as questões culturais e já sinalizou apoio a esta causa. Estamos ampliando este debate e iremos levá-lo aos movimentos do nosso Estado para alinharmos estratégias de viabilizar a aprovação e implantação da Lei", destacou  a secretária.

 

Para a titular da pasta, a aplicação de políticas públicas voltadas para a cultura traz retornos positivos nas esferas sociais e econômicas. "Foi muito importante compreender a forma de atuação do Rio de Janeiro na aplicação da Lei. Nós temos um modelo de proposta em Alagoas e com as orientações destacadas nesse encontro nós iremos avançar os estudos e levantamentos para elaboração de uma minuta adequada com a realidade do nosso Estado", completou.

 

 

Cooperação técnica


Novos projetos e diálogos para o crescimento cultural também foram abordados em reunião com a diretora do Museu da República, Magaly Cabral. A secretária propôs um acordo de cooperação técnica para a realização de ações integradas com o equipamento cultural. A proposta apresentada engloba exposições e palestras sobre o acervo do Palácio do Catete, que reúne um panorama da história republicana no Brasil. "Alagoas é berço de dois personagens fundamentais para a República, que são os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. Estabelecer essa parceria é importante para difundirmos a nossa história", disse Magaly Cabral.

 

null
 
Ações do documento