» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult lança edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas
25/04/2016 - 08h45m

Secult lança edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas

Nova edição irá preencher uma vaga para mestre da cultura popular

Secult lança edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas

oão Carlos da Silva, o 'Mestre João das Alagoas' é um dos Patrimônios Vivos concedidos pela Secretaria de Estado da Cultura na política de valorização da arte popular no Estado

Texto de Daniel Borges

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou o edital de inscrição para o Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, disponível no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (25). Na edição será preenchida uma vaga, destinada para representante da cultura popular do Estado. As inscrições seguem até o dia 24 de maio.

O edital de inscrição no Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas (RPV-AL), criado pela Lei nº 6.513, de 22.09.2004 e alterada pela Lei nº 7.172, de 30.06.2010, reconhecerá como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestre e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.

Será considerado apto a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiro residente em Alagoas há 20 anos, que tenha participação comprovada em atividades culturais no mesmo período e esteja capacitado a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas à sociedade, de forma presencial ou por intermédio dos mais diversos meios de comunicação.

Uma comissão especial composta por cinco representantes de entidades relacionadas à cultura irá analisar e avaliar os candidatos, segundo os critérios de sustentabilidade cultural, currículo do participante, reconhecimento na sua comunidade e por outros segmentos como transmissor e fomentador desse saber e cultura dos povos tradicionais (indígenas e/ou quilombolas).

Os candidatos devem se inscrever através de um formulário padrão disponível no portal da Secretaria de Estado da Cultura, através do endereço eletrônicowww.cultural.al.gov.br e entregá-lo devidamente preenchido no setor de Protocolo da Secult, de segunda à quinta-feira, das 9h às 13h, e na sexta-feira, das 9h às 12h. A Secult fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro.