» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult lança edital para registro de dois novos mestres do Patrimônio Vivo
22/03/2017 - 11h15m

Secult lança edital para registro de dois novos mestres do Patrimônio Vivo

Ação faz parte do Programa de Concessão de bolsas para Mestres da Cultura

Secult lança edital para registro de dois novos mestres do Patrimônio Vivo

Será considerado apto a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiro residente em Alagoas há 20 anos, entre outros critérios

Texto de Daniel Borges

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou um novo edital de inscrição para o Livro de Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas, disponível no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (22). Nesta edição, serão preenchidas duas vagas destinadas para representantes da cultura popular do Estado. As inscrições seguem até o dia 20 de abril.

O edital reconhecerá como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestre e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.

"Os mestre do Patrimônio Vivo são de suma importância para a conservação da história cultural de Alagoas. A transmissão de conhecimentos e costumes não deve acabar, pois a identidade cultural de um povo é uma das suas maiores riquezas", ressalta a titular da pasta Mellina Freitas.

Será considerado apto a receber o registro de Patrimônio Vivo brasileiro residente em Alagoas há 20 anos, que tenha participação comprovada em atividades culturais no mesmo período e esteja capacitado a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas à sociedade, de forma presencial ou por intermédio dos mais diversos meios de comunicação.

Uma comissão especial composta por cinco representantes de entidades relacionadas à cultura irá analisar e avaliar os candidatos, segundo os critérios de sustentabilidade cultural, currículo do participante, reconhecimento na sua comunidade e por outros segmentos como transmissor e fomentador desse saber e cultura dos povos tradicionais (indígenas e/ou quilombolas).

Os candidatos devem se inscrever através de um formulário padrão disponível no portal da Secretaria de Estado da Cultura, através do endereço eletrônico www.cultural.al.gov.br e entregá-lo devidamente preenchido no setor de Protocolo da Secult, de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 13h, e na sexta-feira das 9h às 12h.

A Secult fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro.

A dotação orçamentária vigente faz parte do Programa de Concessão de bolsas para Mestres da Cultura, dentro do orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais de Alagoas.