» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Secult promove encontro com gestores municipais de Cultura
26/05/2017 - 20h10m

Secult promove encontro com gestores municipais de Cultura

Estiveram presentes representantes de 53 municípios alagoanos

Secult promove encontro com gestores municipais de Cultura

II Encontro Alagoano de Gestores da Cultura foi realizado em Maceió. Foto: Júlya Rocha.

Texto de Daniel Borges

A secretária da Cultura, Mellina Freitas, esteve reunida com gestores municipais de Cultura de várias regiões do Estado na sexta-feira (26). O II Encontro Alagoano de Gestores da Cultura, promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), foi realizado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e contou com a participação de 53 municípios.

“Sabemos da diversidade de manifestações culturais que existe no Estado de Alagoas e acredito que os municípios têm muito a colaborar com o trabalho da Secretaria da Cultura. Esse encontro visa exatamente fortalecer cada gestor e cada gestora e dar as mãos para que possamos trabalhar juntos”, disse a secretária.

A titular da pasta reafirmou o compromisso do Governo com o setor cultural. “Tenho muito orgulho em falar de todas as ações desenvolvidas desde 2015 e os números demonstram que a cultura não está sendo mais tratada como era antes”, disse.

Durante o evento, foi apresentado a estrutura da secretaria, dando ênfase na missão e os objetivos estratégicos que regem a política cultural do Estado, além de suas principais ações realizadas.

Os superintendentes de Identidade e Diversidade Cultural, Perolina Lyra, de Fomento e Apoio à Produção Cultural, Paulo Poeta, e de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato, mostraram as atividades de cada setor, apontando como os gestores podem trabalhar junto à repartição pública.

“Queremos criar mais raízes no povo alagoano, hoje a tecnologia tem afastado os jovens da cultura”, disse Perolina Lyra, durante apresentação de projetos da Secult. “Apesar do momento difícil que o país vive, o Estado vem cumprindo fielmente a missão de incentivar e colocar recursos na cultura. A cultura no Estado teve uma evolução incrível dos anos que se passaram para essa gestão. O governador Renan Filho encara a cultura de uma maneira diferente, onde ela é inserida no projeto econômico do Governo”, ressaltou Paulo Poeta.

O superintendente Edlúcio Donato confirmou a realização de diversas oficinas culturais no interior do Estado, ao longo do ano. “Queremos dinamizar e levar a cultura para o interior. Iremos levar oficinas de vários segmentos culturais, de forma que todas as regiões sejam contempladas”, destacou.

O encontro é uma ação do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos e visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.