Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Inscrição de artesãos em feiras nacionais se encerra na próxima sexta-feira (20)
16/05/2016 - 14h55m

Inscrição de artesãos em feiras nacionais se encerra na próxima sexta-feira (20)

Aprovados terão participação em eventos nacionais custeados pelo Governo do Estado

Texto de Andressa Alves

Os artesãos alagoanos que querem participar das feiras nacionais promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) devem correr para se inscrever. O prazo de inscrição se encerra na sexta-feira (20), de acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur)

 

Para garantir a transparência no processo de seleção dos profissionais que integram o estande de Alagoas nos eventos, a gerência de Design e Artesanato da Sedetur receberá as inscrições por e-mail, correios e presencialmente, no horário de 8h às 12h, na sede da secretaria, localizada no bairro do Jaraguá. 

 

De acordo com a gerente de Design e Artesanato, Daniela Vasconcelos, o edital atende às três principais feiras nacionais, que concedem maior visibilidade às peças alagoanas.

 

“O processo seletivo é fruto de uma solicitação do PAB, além de ser uma demanda já identificada pela Sedetur para promover transparência na escolha dos artesãos. Na agenda nacional de 2016 estão previstas a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de 7 a 17 de julho, em Recife, o Salão Mãos do Brasil, que acontece de 7 a 12 de outubro, em São Paulo, e a Feira Nacional do Artesanato, de 6 a 11 de dezembro, em Belo Horizonte”, explica Daniela.

 

No ato da inscrição, o artesão poderá escolher o evento para o qual deseja concorrer no processo seletivo. A produção artesanal será avaliada por uma equipe técnica formada por cinco integrantes. Entre os critérios avaliados estão: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultural local, com utilização de técnicas da região), criatividade, linguagem própria, tradição e inovação, dentre outros.

 

A lista final dos aprovados será divulgada no dia 14 de junho. O edital pode ser conferido no endereço eletrônico: http://goo.gl/9yqO19

Ações do documento