Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Tradições de matriz africana serão temas de 1ª Jornada Científica
28/03/2016 - 09h15m

Tradições de matriz africana serão temas de 1ª Jornada Científica

Pesquisadores podem inscrever trabalhos acadêmicos até 17 de maio

Tradições de matriz africana serão temas de 1ª Jornada Científica

Trabalhos devem retratar vivências, histórias e lutas das comunidades quilombolas

Texto de Teresa Machado

O conjunto de costumes, valores e tradições das comunidades de matriz africana é o foco do 2º Encontro e 1ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiros de Alagoas. A segunda edição do evento acontecerá entre os dias 29 e 31 de julho, no município de Delmiro Gouveia.

“As vivências, histórias e lutas dessas comunidades dotaram lugares de espiritualidade e de diversidade de doutrinas, fortalecendo o sentimento identitário dos povos, que se expressam através das suas manifestações culturais”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

Poderão ser submetidos, até o dia 17 de maio, trabalhos acadêmicos com temáticas que versem sobre religião afro-brasileira, intolerância, ancestralidade e direitos no Brasil laico; questões agrárias, identidade étnica, território; processos sociais e históricos, lutas sociais e políticas públicas na realidade da comunidade afro-brasileira; patrimônio, memória e preservação das tradições dos afro-brasileiros; juventude de terreiros e quilombolas, processos educacionais e multiculturalismo nas sociedades globais. Serão cinco grupos de trabalhos que ocorrerão em duas sessões, com apresentações orais.

O proponente só poderá submeter um trabalho, podendo ser coautor em mais um. Cada trabalho submetido pode conter até dois coautores. Os artigos completos devem conter o resumo, palavras-chaves, bibliografia e,quando necessário, imagens, tabelas, gráficos, de preferência, no corpo do texto, com o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas, seguindo os padrões da Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponibilizada no link http://bit.ly/1Mw2JN5 e encaminhar os resumos dos trabalhos, nas versões Word e PDF, para o email: enconquite.gt@gmail.com. Os trabalhos selecionados serão divulgados no dia 25 de maio.

Mais informações através do blog http://enconquite2016.blogspot.com.br/

Ações do documento